História da Cidade de Cabreúva - Agência de Emprego Talento's RH

"Seu Futuro começa aqui"
Ir para o conteúdo



Conheça Cabreúva





(fotos crédito: Prefeitura de Cabreúva)

História de Cabreúva  


Cabreúva foi fundada em princípios do século XVIII por um membro da família Martins e Ramos, do Município de Itu, o qual, à procura de um lugar para instalar-se, subiu explorando a margem direita do Rio Tietê até encontrar um vale encravado entre cinco grandes serras - que mais tarde seriam denominadas, onde, constatando o clima ameno, a fertilidade do solo e a abundância de água existentes, estabeleceu-se.


 Senhor de muitos escravos e dono de grande fortuna, Martins,  acompanhado pela família, ocupou a terra e dedicou-se a cultivar cana-de-açúcar para a fabricação de aguardente, dando início à instalação de engenhos que se tornariam a maior força econômica da localidade durante décadas;  produzindo uma cachaça que ganhou notoriedade e tornou-se famosa muito além de suas fronteiras, dando à cidade o popular slogan de "Terra da Pinga".      


  Aproximadamente um século após a fundação, uma família de lavradores doou o terreno para a construção de uma capela, que foi erguida sob a invocação de São Benedito, mas a mesma,  poucos anos depois, em virtude da precariedade da construção, desmoronou ante a força de um grande temporal. No mesmo local, passados alguns meses, foi erigida, por um fazendeiro,  uma nova capela, até que, em 1856, com recursos levantados pela comunidade, ergueu-se a Matriz atual, em homenagem à Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Município, que é homenageada em 15 de setembro.


Origem do Nome Cabreúva (Árvore da Coruja)


O nome do Município é originário da árvore Cabreúva do tipo pardo (Myrocarpus Frondosus, da família Leguminosae-Papilionoideae) conhecida pelos índios como "Kaburé-Iwa" (Árvore da Coruja).

____________________
em breve

Receba novidades, Notícias...
Empresa de Consultoria em Recursos Humanos
Av. São Paulo, 828 - 2º andar – Bairro Jacaré – Cabreúva/SP | CEP: 13318-000
Voltar para o conteúdo